sábado, fevereiro 25, 2006

livro de culinária para crianças


Livro de Culinária para crianças

É um livro de receitas para crianças muito engraçado, que acabou de ser editado através da editora Sopa de Letras, pela Acreditar - Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro.
está à venda directamente na Acrediar (R. Prof. Lima Basto nº 73 em frente do IPO) ou nas livrarias.
Custa 15 € e é uma forma de comprar-mos um presente util para uma das nossas crianças, sejam filhos, sobrinhos, afilhados, primos e amigos, o que importa também é que para além disso estamos a ajudar para uma boa causa.

Se puderem, divulguem a familiares e amigos.

e se possível, façam uso deste livro com as vossas crianças .

cozinhar com crianças é sempre mto divertido.....

surpresa tropical


esta receita é uma adaptação de uma das receitas oliveira da serra.








1 manga
mais ou menos 150 grs de ananas
azeite oliveira da serra com manga
( é daquelas garrafas pequenas novas )
mel
canela em pó
gelado de nata

parte-se a fruta ás fatias e reserva-se. numa frigideira coloca-se azeite a cobrir e 1 colher e meia de sopa de mel, deixa-se aquecer quando estiver quente coloca-se a fruta acaramelizar mais ou menos 10 minutos polvilha-se com canela. coloca-se num prato com uma bola de gelado de nata

e agora ...........babem!!!!!

folhados de maçã

para o recheio: 2 maçãs ( de preferencia reinetas )
água
100 grs de açucar
canela em pó ou se preferirem pau de canela
(pode-se acrescentar nozes picadinhas ou amêndoa para quem goste)

massa folhada congelada

mel para barrar

num tacho cozem-se as maçãs com o pau de canela, quando estiverem quase cozidas retira-se o pau de canela e batem-sefazendoum puré, acrescenta-se canela QB e deixa-se ferver um pouco mais mas não muito.cortam-se quadrados de massa folhada e coloca-se o puré. fecham- se os quadrados e pincela-se com mel.Vai ao forno o tempo de cozer a massa e ficar douradinho.

terça-feira, fevereiro 21, 2006

gripe das aves

Apareceu em Hong Konk em 1997, atingiu milhares de aves e matou seis pessoas. O vírus já infectou mais de uma centena de pessoas e tem uma grande capacidade de mutação. Pode ser resistente aos anti virais e transformar-se num vírus novo que terá capacidade de se transmitir pessoa a pessoa. Há cada vez mais provas de que esta estirpe tem capacidade de saltar a barreira das espécies e de causar doença grave, com alta mortalidade, nos seres humanos. Por outro lado, há a possibilidades que a situação actual provoque uma pandemia de gripe nas pessoas. Vacinas e antivirais Há quatro medicamentos, mas só dois revelam alguma eficácia contra o H5N1. Um deles é o Tamiflu. Foi desenvolvido pela Gilead Sciences e é fabricado e distribuído pela Roche. O outro é o Relenza, foi desenvolvido na Austrália e é comercializado pela GlaxoSmithKline. Países e regiões afectadas Após os primeiros sinais do H5N1 em Hong Kong em 1997, o vírus voltou a surgir em 2003, na Coreia do Sul. Até agora, propagou-se pela China, Laos, Vietname, Cambodja, Indonésia, Tailândia, Rússia, Turquia, Roménia e Grécia. Sintomas nas aves A doença manifesta-se de duas formas nas aves. Uma apenas provoca alterações nas penas e reduz a produção de ovos. A outra é extremamente contagiosa e rapidamente fatal. Como se transmite entre os animais A transmissão do vírus entre os animais é feita por contacto. Penas, excrementos e carcaças de animais são os meios mais vulgares. Dos animais para o homem é através de inalação. Entre os seres humanos não há, até ao momento, qualquer contágio.
in sapo.pt
de acrescentar que dado que cada ves mais a gripe das aves se aproxima do nosso país , o governo está a a estudar a hipotese de obrigar os produtores particulares a revelarem o nº de aves que tem.
Qualquer esclarecimento deve ser pedido á linha da Inspecção Geral de Veterinária pelo telef: 21 323 96 96.

algumas tisanas

Tisanas
Frescas, saudáveis e leves, as tisanas são uma excelente opção para refrescar nos dias quentes de Verão e uma excelente alternativa à água! Bebem-se por prazer como os refrigerantes, mas ficam excluídos os efeitos nefastos das bebidas artificiais.Partilhamos consigo algumas ideias, para que por si própria comece a experimentar as suas tisanas personalizadas! Refresque-se com imaginação!

Aroma marroquino
Duas collheres de chá verde Um raminho de hortelãLimãoGengibre em póMelJunte a hortelã e o chá verde num litro de água a ferver. Deixe arrefecer e na altura de servir polvilhe o gengibre e deite umas gotinhas de limão. Se não gosta do sabor amargo do chá verde, adoce com uma colher de mel. Pode juntar também um ou dois cobos de gelo.

Uma ideia refrescante
½ colher de chá de camomila½ colher de chá de hibisco1 casca de laranjaJunte tudo em água a ferver. Pode beber quente ou frio, com pedras de gelo e folhas de hortelã frescas.
Para uma boa noite de sono
½ colher de menta½ colher de camomila½ colher verbenaJunte água a ferver. Deixe repousar 5 minutos e adicione mel.

Um Chá Revigorante
½ colher de chá de menta½ colher de chá de hibiscoJunte água a ferver e deixe em repouso 3 minutos. Coe as ervas e beba.
estes são exemplos de agradáveis tisanas .........a opção pode ser comprar as garrafas da lipton....

tisanas: o que são

As tisanas são obtidas a partir de água e podem ser de três tipos:

Infusão - prepara-se colocando água a ferver sobre as partes vegetais seleccionadas da planta (geralmente folhas e/ou flores). Deixam-se as plantas dentro da água fervente cerca de 10 a 15 minutos ou conforme a receita e, de seguida, passa-se o líquido pelo filtro.

Decocção - as partes vegetais seleccionada são colocadas em água fria num recipiente fechado que, de seguida, se aquece até o líquido entrar em ebulição, deixando-o ferver alguns minutos (conforme a receita). Por fim filtra-se.

Maceração - é uma preparação líquida que requer uma imersão longa. As partes vegetais seleccionadas são colocadas em água fria num recipiente que é depois tampado e deixado a repousar em local fresco (mas não no frigorífico) durante uma noite ou dia ou mesmo semanas (conforme a receita), sendo, no fim, filtrada. A maceração pode também ser feita com vinho, álcool ou óleo.

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

as bolachinhas da minha filhota


Ontem cá em casa foi uma diversão só..............
a minha filhota de 9 anos fez sozinha as bolachinhas de manteiga só não mexeu no forno...
tão gira q estava de avental e de rolo da massa na mão .
toda importante..........e ficou toda inchada com os elogios...........
estão tão boas ás bolachinhas ...........




e aqui fica a receita

1 kg. de farinha
400 gr. de açúcar
250 gr. de manteiga
5 colheres (sopa) de leite
4 ovos
aroma de baunilha ( desta vez fizemos com essencia de limão )
1 colher de sopa de fermento em pó

Misturar todos os ingredientes e amassar. Ester a massa numa superficie lisa e cortar com forminhas as bolachinhas.LEvar ao forno quente em forma untada. Quando ficarem douradinhas estão prontas...

domingo, fevereiro 19, 2006

não tem nada a ver......

não tem nada a ver mas permitam-me o desabafo.....
Botox ou lipo? que fazer este mês?
é assim que é por muitos encarada a chamada cirurgia estetética e os tratamentos de beleza, será que já ninguém se lembra das velhinhas mezinhas da avozinha? sim........ o pepino para limpar a cara, a camomila para aclarar o cabelo, malvas para desinfectar e desinchar....
para dicas aqui fica um bom sitio....
http://mezinhasdaavo.no.sapo.pt

sábado, fevereiro 18, 2006

rolo de carne á portuguesa



rolo de carne á portuguesa
« : Hoje às 20:51:03 »

Foi o jantar hoje e toda a gente adorou
Rolo de carne á portuguesa:
1 kg de carne picada
1 farinhieira
1 chouriço
1 molho de coentros
pão ralado
pimenta e sal a gosto


piquem uma farinheira e um chouriço e os coentros e juntem á carne picada
temperem com pimenta e algum sal mas não muito por causa dos enchidos usem o pão ralado para enrolar a carne coloquem num tabuleiro com um pouco de azeite ou margarina , um pouqinho de tomate e uma chávena de vinho tinto.....

para acompanhar fiz Puré de bróculos
que não tem segredo nenhum é um puré em que metade é batata e metade é broculos....espero que gostem

bifinhos de frango no wok


corte em pedaços uma embalagem de bifes de frango e tempere com sal pimenta orégãos, coentros em pó (uma colher de café), alho e sumo de um limão.
corte 2 mangas pequenas em pedaços e faça o mesmo a uma maçã
aqueça bem o wok.quando estiver bem quente deite o frango com o tempero mexer bem, juntar a manga e a maçã e deixe cozinhar até estar macio.servir com esparguete ou outra massa.
nota: fiz se mgordura nenhuma uma vez que o wok estava bem quente e coloquei sementes de sésamo.ficou com um molho suave e não muito doce por causa do sumo do limao.é mto agradavel e muito light!

wok

o wok....

numa altura em que se fala tanto em colestrol e excesso de peso, o wok, vem ajudar a cortar com as gordurinhas e descobre-se uma nova forma de cozinhar.
O wok é sobretudo utilizado na cozinha chinesa, sobretudo para cozinhar os legumes.
pelas suas caracteristicas o wok, permite cozinhar quase sem gordura ou mesmo sem gordura porque aquece muito rapido e tem caracteristicas anti aderentes.
mas o melhor mesmo é experimentar............

docinhos de bolacha


esta receita foi tirada do petiscos.com e é uma grande ideia para as crianças

1 pacote de bolacha maria
2 c(sopa) manteiga
2c (sopa) açucar2 c(sopa) chocolate em pó
1 ovo
1 gema
1/2 chávena de coco
Triture as bolachas até ficarem em farinha.Bata a manteiga amolecida com o açucar até ficar em creme.Junte a manteiga com a bolcaha.Junte os ovos e o chocolate. Amasse bem.Faça bolinhas e rebole no coco.Disponha em forminhas de papel e leve ao frigorífico.

e não parece mas são muito fáceis de fazer...........e de comer...........

saladinha de marisco

mais uma saladinha

esta pode ser feita em alface ou com massa ( fusilli de preferencia)
marisco congelado ( ameijoa, berbigão; delicias do mar e tudo o mais que queira)
camarão
cebola picada
alho
salsa
cenoura ralada
couve roxa
milho ( se gostarem)
ervas a gosto
pickles

tudo na tigela e toca a misturar
serve com molho rosa ou azeite e vinagre ( fica melhor com o molho )

e a sobremesa

e a sugestão para sobremesa...........

ehehehe........mas sem foto para experimentarem fazer mais depressa.........

bolo de maçã
4 ovos
200 grs de açucar
250grs de farinha
1 colher de chá de fermento
100 grs de manteiga
4 maçãs

bate-se muito bem as gemas como o açucar e a manteiga derretida. acrescenta-se a farinha e o fermento e bate-se muito bem.
batem-se as claras em castelo e adicionam-se cortam-se as maçãs aos bocadinhos deixando uma de parte estando o bolo bem batido acrescenta -se as maçãs e envolve-se bemvai ao forno em forma untada e polvilhada e com a maçã que ficou de parte e que está em tirinhas no topo da massa.vai ao forno cerca de 20 mins em forno médio

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

para abrir o apetite.....



ora aqui fica uma receita levezinha......

Salada de salmão fumado e frutos do mar

num prato coloca-se alface em juliana e um pouco de cenoura ralada. junta-se um rolinho de salmão fumado que foi temperado com umas gotas de limão e 5 pimentas. junta-se camarão e uma delicia de lagosta. acrecenta-se maionese aromatizada com alho picadinho e cinco pimentas.

e voilá!
rápido e fácil...........

petiscólica

Nada disto faz sentido se não fizer o mea culpa e assumir em plena blogsfera a minha condição de Petiscólica.
Sem isto , nada disto faz sentido e agora abrir-vos o apetite.......

com uma coisita light que a esta hora não se quer nada de muito pesado......