terça-feira, fevereiro 21, 2006

gripe das aves

Apareceu em Hong Konk em 1997, atingiu milhares de aves e matou seis pessoas. O vírus já infectou mais de uma centena de pessoas e tem uma grande capacidade de mutação. Pode ser resistente aos anti virais e transformar-se num vírus novo que terá capacidade de se transmitir pessoa a pessoa. Há cada vez mais provas de que esta estirpe tem capacidade de saltar a barreira das espécies e de causar doença grave, com alta mortalidade, nos seres humanos. Por outro lado, há a possibilidades que a situação actual provoque uma pandemia de gripe nas pessoas. Vacinas e antivirais Há quatro medicamentos, mas só dois revelam alguma eficácia contra o H5N1. Um deles é o Tamiflu. Foi desenvolvido pela Gilead Sciences e é fabricado e distribuído pela Roche. O outro é o Relenza, foi desenvolvido na Austrália e é comercializado pela GlaxoSmithKline. Países e regiões afectadas Após os primeiros sinais do H5N1 em Hong Kong em 1997, o vírus voltou a surgir em 2003, na Coreia do Sul. Até agora, propagou-se pela China, Laos, Vietname, Cambodja, Indonésia, Tailândia, Rússia, Turquia, Roménia e Grécia. Sintomas nas aves A doença manifesta-se de duas formas nas aves. Uma apenas provoca alterações nas penas e reduz a produção de ovos. A outra é extremamente contagiosa e rapidamente fatal. Como se transmite entre os animais A transmissão do vírus entre os animais é feita por contacto. Penas, excrementos e carcaças de animais são os meios mais vulgares. Dos animais para o homem é através de inalação. Entre os seres humanos não há, até ao momento, qualquer contágio.
in sapo.pt
de acrescentar que dado que cada ves mais a gripe das aves se aproxima do nosso país , o governo está a a estudar a hipotese de obrigar os produtores particulares a revelarem o nº de aves que tem.
Qualquer esclarecimento deve ser pedido á linha da Inspecção Geral de Veterinária pelo telef: 21 323 96 96.

4 comentários:

Cleopatra disse...

PUXA!!

Não ofereça nenhuma receita com aves!!!

Branca disse...

alertar é preciso!!!
Nem que seja para deixar de ouvir alguns disparates no supermercado!

mas terei o seu comentário em atenção!

Anónimo disse...

...e sabia que existe mais de uma centena de pandemias do género, entre outros animais selvagens ou domésticos? E que a comunicação social simplesmente se agarrou à "gripe das aves" como sendo única? :p

Anónimo disse...

falei mundialmente claro...


anyway,
gosto muito das suas receitas! :)