segunda-feira, julho 30, 2007

licor de morango






Ando numa de licores , tenho vários a fazer .....
Embora hajam vários receitas , eu normalmente faço a olho

este de morango foi assim :

500 grs de morangos
3/4 Lt de aguardente

Num frasco de boca larga coloquei a aguardente e os morangos a macerar cerca de 3 semanas.

Depois filtrei com um Filtro daqueles de pano q se encontram em qualquer hipermercado , mas também pode ser feito com os filtros da máquina do café .
Depois de filtrado mede-se e acrescenta-se a calda que deve ser feita da seguinte forma:

para 1/2 Lt de aguardente filtrado , faz-se a calda com 1/2 kg de açucar e 1/2 lt de água , que deverá ir ao lume e levantar fervura durante cerca de 3 minutos
eu neste caso cortei no açucar porque os morangos eram doces
Mistura-se a calda já morna com o liquido coado, engarrafa-se e deixa-se repousar algum tempo para apurar o gosto

10 comentários:

anna disse...

Olá Branca!
Nesta aventura dos licores ainda não entrei... contado assim até parece tarefa fácil!
Beijinhos.

Elvira disse...

Isto a imaginar essa maravilha em bolos e doces. Ummmmhhh...! :-)

Branca disse...

olá!!!

tenho mais uns a macerar : pessego, ameixa, abacaxi, maçã com canela e também de poejo .........

anna é mesmo simples acredita , experimenta

aconselho vivamente o licor de fruta com caroço que é ligeiramente diferente e que encontras no forum do petiscos

simplex disse...

uma autentica destilaria!
Parabens...

saltapocinhas disse...

vim aqui parar à procura de um doce de maçã e ficou a apetecer-me fazer mais uns quantos!
beijos :)

anna disse...

Branca, recebi um convite da Luciana para participar numa corrente de amizade entre blogs e nomeei o teu.
Passa pelo meu e vê como participar.
Um beijo.

Misshiva disse...

prendinha pa ti no meu blog :)

Maria Vitamina disse...

Ainda não fiz nenhum licor, mas sou boa apreciadora. Este é fácil de fazer e tem uma cor bonita!

Unknown disse...

bom dia a todos estou entrando nesse mundo de locores agora e resolvi começar pelo de chocolate ,bom espero que eu consiga um bom resultado pois estou muito animado em fazer muitos licores e nao tem nada melhor do que o resultado final ,entao e isso se quizerem me ajudar nessa tarefa por favor estou a disposiçao de novos sabores meu email e se quizerem trocar ideias oliveira_valdemrio@hotmail.com,bom e isso que todos tenham um bom dia

Anónimo disse...

bom dia a todos estou entrando nesse mundo de locores agora e resolvi começar pelo de chocolate ,bom espero que eu consiga um bom resultado pois estou muito animado em fazer muitos licores e nao tem nada melhor do que o resultado final ,entao e isso se quizerem me ajudar nessa tarefa por favor estou a disposiçao de novos sabores meu email e se quizerem trocar ideias oliveira_valdemrio@hotmail.com,bom e isso que todos tenham um bom dia